Pastoral #5

Olhando com os olhos de Deus: Não vemos as coisas como são, mas como somos!

A visão que cada pessoa tem das coisas está diretamente relacionada com as suas experiências de vida. Tudo aquilo que ocorre com o indivíduo durante a sua existência, torna-se numa espécie de lente através da qual ele enxerga o mundo. Sendo assim, concordamos que o ser humano, muito mais do que simplesmente vê as coisas, ele interpreta os fatos e as diversas situações da vida influenciado por sua história.
Vamos considerar o que aconteceu com o servo de Eliseu, em 2 Re 6.15-17. A princípio ele apenas “viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade” (V.16). Certamente que a maneira como ele percebeu os acontecimentos estava relacionada com a sua história de vida e sua falta de conexão com Deus. Ele viu a situação desastrosa e amedrontadora, pois não enxergava com os olhos de Deus. Foi necessário que o profeta Eliseu orasse a Deus por ele a fim de que seus olhos fossem abertos. O texto diz: “E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu” (V.17).
Mas o que isso tem a ver comigo? Você pode perguntar. Bem, isso tem tudo a ver com você. Preste muita atenção à maneira como você vê as coisas. A maneira como você interpreta os fatos pode não representar a realidade. Com o servo de Eliseu aconteceu isso. Ele apenas viu o que seu coração permitiu que ele visse.
Que a história de Eliseu e seu servo seja um aprendizado para você. Cuidado com a maneira como você vê as coisas, pois talvez elas não sejam exatamente do jeito que você as interpreta. Tenha cautela em tomar decisões ou posicionamentos baseado apenas em sua interpretação do que está ao seu redor. Evite emitir opiniões e tomar decisões sem antes consultar as opiniões de outras pessoas e, especialmente, a vontade de Deus. Mantenha uma conexão diária com Deus. Quando você está “plugado” Nele, você olhará as coisas como Ele olha.
O hino 546 do HCC inicia assim: “Dá-me tua visão, Senhor, olhos que possam ver”. Que este seja um desejo ardente do teu coração. Busque a Deus todos os dias. Só assim você poderá olhar as coisas com os olhos Dele!
Que Deus te abençoe!
Pr. Becker

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta